top of page
internacionais

Convidados Internacionais

Dra. Ana Liza Bugnone

Argentina

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP) e Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE) pela mesma Universidade. Obteve duas bolsas de doutorado e uma de pós-doutorado do CONICET. É Professora Adjunta (a cargo) da Cátedra Cultura e Sociedade da FaHCE, UNLP. Ministra o seminário de graduação de História da Arte Latino-americana Contemporânea para a Universidade de Leiden (Holanda) na UNLP, os seminários de pós-graduação “Introdução à Investigação em Ciências Sociais” e “Estudos Sociais da Arte” no Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais e “Cultura Argentina” na Especialização ELSE da UNLP. Integra o Projecto de Incentivos com lugar de trabalho no Instituto de Investigações em Humanidades e Ciências Sociais (UNLP - CONICET) e forma parte da Área de Estudos Políticos Latino-americanos, onde coordena a Subárea "Arte, estética e política". Colabora com o Núcleo de Sociologia da Arte e de Práticas Culturais daa Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile e forma parte do Centro de Arte Experimental Vigo. Dirigiu um projeto abonado na Universidade de Harvard (Estados Unidos), o Program for Latin American Libraries and Archives, para trabalhar com o arquivo de E. A. Vigo, e é Responsável Acadêmica da coleção digital do mesmo artista no projeto ARCAS da Biblioteca da FaHCE.

Dra. Arianna Becerril García

México

Diretora Executiva de Redalyc. Mexicana. Doutora em Ciências da Computação pelo Instituto Tecnológico de Monterrey no México. Mestre em Ciências da Computação pela mesma Instituição e Engenheira em Computação pela Universidade Autônoma do Estado do México (UAEM). Faz parte do grupo fundador da Rede de Revistas Científicas da America Latina e Caribe (Redalyc.org). Membro assessor internacional do Directory of Open Access Journals (DOAJ) e cofundadora da Rede Mexicana de Repositórios Institucionais (REMERI). Autora de vários artigos e livros. Seus trabalhos mais recentes são "A Semantic Model for Selective Knowledge Discovery over OAI-PMH Structured Resources", Information (Switzerland, 2018); "The end of a centralized Open Access project and the beginning of a community-based sustainable infrastructure for Latin America: Redalyc.org after fifteen years.", ELPUB (Toronto, 2018), "The Open Access Model in Latin America", COASP (Washington, DC, 2016); "Redalyc - ORCID integration: Inserting Latin-American authors in the global scientific conversation", ORCID (Washington, DC, 2016).

David Nemer

EUA

Escritor, pesquisador e professor no Departamento de Estudos de Mídia na Universidade da Virginia, EUA. Sua pesquisa e ensino abrangem a interseção dos campos de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Antropologia da Informação, TICs para o Desenvolvimento, e Interação Humano-Computador. É etnógrafo cujos trabalhos de campo incluem as favelas de Vitória, no Brasil; Havana, Cuba; Guadalajara, México, e Appalachia, EUA. Um dos objetivos de suas pesquisas é fornecer uma visão aprofundada do papel das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em questões relacionadas à desigualdade, diversidade e inclusão. Autor do "Favela Digital: O outro lado da tecnologia" (Editora GSA, 2013). É Ph.D. em Informática (Especialização em Computing, Culture, and Society) pela Indiana University e M.Sc. em Ciência da Computação pela Saarland University. Contribui para The Guardian, El País e A Tribuna.

Eric Klinenberg

EUA

É professor de Sociologia e Diretor do Instituto de Conhecimento Público na Universidade de Nova Iorque. É autor dos livros - Palaces for the People: How Social Infrastructure Can Help Fight Inequality, Polarization, and the Decline of Civic Life (Crown, 2018), Going Solo: The Extraordinary Rise and Surprising Appeal of Living Alone (The Penguin Press, 2012), Fighting for Air: The Battle to Control America’s Media (Metropolitan Books, 2007), e Heat Wave: A Social Autopsy of Disaster in Chicago (University of Chicago Press, 2002), e também editor do Cultural Production in a Digital Age and of the journal Public Culture. Seus trabalhos acadêmicos têm sido publicados em jornais incluindo o American Sociological Review, Theory and Society, and Ethnography, and he has contributed to The New Yorker, The New York Times Magazine, Rolling Stone, Time Magazine, Fortune, The Wall Street Journal, The Nation, The Washington Post, Slate, Le Monde Diplomatique, The London Review of Books, e o programa de radio, This American Life.

Richard Poynder

Reino Unido

Observa e reporta a evolução do movimento de Acesso Aberto (Open Access - OA) há quinze anos, tendo sido amplamente citado e respeitado por nomes como Stevan Harnad e Peter Suber. Contribuiu para uma ampla gama de publicações especializadas, nacionais e internacionais, incluindo o Wall Street Journal Europe, o Financial Times, o Guardian e o Telegraph. Ele também editou e foi co-autor de dois livros: "Hidden Value" (1999) e "Caught in a Web, Intellectual Property in Cyberspace" (2000). Grande parte dos textos atuais de Richard têm sido publicados em seu blog Open & Shut (https://poynder.blogspot.com/), no qual publica entrevistas regulares com defensores do OA, ensaios sobre o OA, além de comentários contínuos sobre o movimento. Em 2019 publicou um ensaio sobre o Plano S e suas implicações para os países do Sul Global (Plan S: What strategy now for the Global South? - https://poynder.blogspot.com/2019/02/plan-s-what-strategy-now-for-global.html). Richard participará do CBBD via vídeo.

Ryan Dowd

EUA

Tem trabalhado na maior parte de sua carreira em um grande abrigo para pessoas em situação de rua. Além disso, tem treinado bibliotecas, delegacias de polícia, organizações não governamentais e outras instituições sobre como lidar com pessoas em situação de rua, adictos e com transtornos mentais com compaixão. É autor do livro “The Librarian’s Guide to Homelessness” publicado pela American Library Association (ALA).

Convidados Nacionais

Nacionais

Agente Penitenciário, Diretor substituto do setor educacional do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Jardinópolis (SP); Formado em História (UNESP), Biblioteconomia (USP), Mestre em Ciência da Informação (UNESP) e Doutorando em Ciência da Informação (UNESP). Ciro estará presente no primeiro Fórum Brasileiro de Bibliotecas Prisionais e descreverá como é o caminho de permear o sistema e a Biblioteconomia ao mesmo tempo, levando o livro e a leitura aos intramuros da prisão, na condição de agente de educação prisional e bibliotecário com viés social.

Ciro Monteiro

Professor Associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto na Universidade de São Paulo em Políticas Públicas e Formação Profissional da Informação (2018). Pós-doutorado em Biblioteca Escolar na Universidade Aberta de Lisboa (2018). Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestrado em Ciência da Informação e Comunicação, pela Universidade de São Paulo (2002). Graduação em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi (1989) e em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1981). Tem experiência na área de Ciência da Informação, como subárea geração e uso da informação, atuando nos seguintes temas: biblioteca escolar e políticas públicas do livro, leitura e biblioteca. Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.

Claudio Marcondes de Castro Filho

É escritor, jornalista e e-publisher. Idealizou e escreveu a coluna digital "Hiperliteratura" no jornal "O Globo". Atualmente, coordena dois projetos "filhos" da coluna: a coleção digital "Clássicos Hiperliteratura" e o portal "Hiperliteratura", que debate escrita e leitura no século 21. É autor do livro “Fake News! Como Combater Notícias Falsas e Fatos Alternativos na Era da Pós-Verdade” (inédito). É colaborador dos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Academia Brasileira de Letras, SINEPE-RJ, entre outros. Escreveu a apresentação de “Lima Barreto, Obra Reunida” (Nova Fronteira, 2018). É autor da biografia "Santos-Dumont - Série Essencial" (Academia Brasileira de Letras e Imprensa Oficial de SP, 2015) e do romance "Santos-Dumont Número 8" (Universo dos Livros, 2006). Escreveu os artigos "Machado de Assis, o enxadrista" (Revista Brasileira, ABL); "Machado de Assis: Mente de Enxadrista" (Revista de História da Biblioteca Nacional); o conto "La Sindone" (Revista da Fapesp). Entre vários projetos de gestão de informação no Brasil e no exterior (IBM, Algorithmics, Embratel, Sudameris, Claro, etc), foi curador e editor da coleção de clássicos da literatura brasileira do Google. Foi e-publisher do Grupo Ediouro. Organizou diversos eventos sobre e-publishing e literatura, entre eles o primeiro seminário sobre self-publishing digital, em 2010, e o evento "Vladimir Nabokov, 110 anos", na ABL, em 2009, que aproximou as obras de Nabokov e Machado de Assis (também participou do debate deste evento com os acadêmicos Antonio Carlos Secchin, Ivan Junqueira e o prof. Brian Boyd, biógrafo de Vladimir Nabokov). Tem vários projetos e trabalhos publicados.

Cláudio Soares

Bibliotecária e pedagoga, atua como professora no curso de Biblioteconomia na pós graduação em Gestão da Informação na UDESC. Atualmente é doutoranda na área de Ciência da Informação na UFSC onde pesquisa sobre competência em informação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Tem projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos na área de empreendedorismo e competência em informação.

Daniela Spudeit

Fonoaudióloga. Doutora em Neurociências e Comportamento - Instituto de Psicologia/Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru USP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dispositivos eletrônicos aplicados à surdez, abordagem centrada na pessoa, telessaúde, educação a distância.

Deborah Ferrari

Coordenadora Presidenta da GOLD - Associação Grupo Orgulho, LIberdade e Dignidade. Presidenta do Conselho de Direitos Humanos, representante da ABGLT e ANTRA no Espírito Santo.

Deborah Sabará

É jornalista e colunista do Nexo Jornal. Escreve sobre complexidade e sua lógica. Foi diretor de redação de publicações como as revistas Superinteressante e Vida Simples e fez parte da equipe que criou o Greg News, da HBO. É autor de livros como "O Fim da Guerra", sobre novas experiências globais em políticas de drogas, e "Piratas no Fim do Mundo", que acompanhou uma expedição à Antártica para tentar evitar a caça a baleias. Denis foi um John S. Knight Fellow, na Universidade Stanford, na Califórnia, e ajudou a organizar os primeiros eventos TEDx no Brasil.

Denis Russo Burgierman

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. É professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES). É coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial, subárea da deficiência visual e acessibilidade. Organizador dos livros: "Educação e direito: inclusão das pessoas com deficiência visual" e "Práticas Pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado: pessoas com deficiência visual" e "Pessoas com deficiência no ensino superior: desafios e possibilidades". Autor do livro: Entre a luta e o direito: políticas públicas de educação para pessoas com deficiência visual.

Douglas Christian Ferrari de Melo

É jornalista formado na UFES, com passagem por redações de jornais, revistas e emissoras de TV; mestre em Ciências da Informação de da Comunicação pela Universidade de Grenoble, doutor de Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Na UFES, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, professor de disciplinas como Ética na Comunicação e Indústrias Culturais e Midiáticas. e coordenador do Núcleo de pesquisa e ação "Observatório da Mídia". É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Comunitária, Popular e Cidadã (ABPCom). E é também membro titular no Conselho Estadual de Ética Pública e no Conselho Estadual de Direitos Humanos.

Edgard Rebouças

Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP); Especialista em Docência do Ensino superior pelo SENAC (2018); em Uso Estratégico das Tecnologias da Informação (2001) em Formação de Agentes Locais de Sustentabilidade Sócio-ambiental (2004); Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos (1990). Atua como chefe técnica do Serviço de Biblioteca da EESC-USP e colabora nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e de Preparação Pedagógica nos Programa de Pós-Graduação da EESC. Professora no Curso de pós-graduação lato senso do Departamento de Engenharia de Produção e de Sistemas Aeronáuticos da EESC-USP e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP). orcid.org/0000-0003-3537-3811 . É Diretora Regional Sudeste da FEBAB.

Elenise Maria de Araújo

Bibliotecária formada pela UFRGS. Pesquisa a temática de Bibliotecas Infantojuvenis, tema do mestrado incompleto na Unirio, além de mediação e diversidade de gênero e inclusão social. Atualmente exerce suas atividades na Biblioteca Comunitária do Solar dos Meninos de Luz, ONG - Escola Integral no Complexo do Pavão Pavãozinho no Rio de Janeiro, trabalhando sempre a Biblioteconomia em conjunto com a Educação. Participação constante na militância LGBT, nas Paradas e nas reuniões de Pais de Gays e seus relacionamentos. Participação ativa na formação do grupo Famílias Homoafetivas.

Eliana da Silva Rodrigues

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Membro do Conselho Científico-Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz de São Paulo e do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), do Conselho Consultivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), do Conselho Consultivo do Programa de Comunicação e Jornalismo do Insper, do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta, do Conselhos Editoriais das revistas Interesse Nacional (ISSN 1982-8497) e Pesquisa Fapesp. Escreve quinzenalmente na página 2 do jornal "O Estado de S. Paulo".

Eugênio Bucci

bottom of page